miércoles, 23 de abril de 2014

Platero e Eu

Com o motivo do dia do livro, este ano queremos celebrar o aniversário da publicação de "PLATERO" e conhecer os nossos poetas mais emblemáticos.
Para os portugueses facilitamos a leitura com esta versão que esperamos sejam do vosso agrado.
Platero e Eu
 
                 Platero é pequeno, peludo, suave, tão macio, que dir-se-ia todo de algodão, que não tem ossos. Só os seus olhos são duros como dois escaravelhos de cristal negro.
Deixo-o solto, e vai para o prado,  e  acaricia levemente com o focinho, mal  roçando, as florinhas róseas, azuis - celestes e amarelas... Chamo-o docemente: “Platero”, e ele  vem  até mim com um trote curto e alegre que parece rir .
Come o que lhe dou. Gosta das tangerinas, das uvas moscatéis, dos figos roxos, com a sua cristalina gotinha de mel...
                É  terno  e mimoso como um menino, como uma menina...; mas  forte  e  seco  como  de pedra. Quando passo nele, aos  domingos, pelas últimas  ruelas  da  aldeia, os  cam¬poneses, vestidos de lavado e vagarosos, param a olhá-lo:
- Tem aço...
Tem aço. Aço e prata de luar, ao mesmo tempo. (...)
Platero brinca com Diana, a linda cadela branca que parece o quarto crescente; com a velha cabra cinzenta, com as crianças...
                Diana salta, ágil e elegante, diante do burro, tocando ao de leve a campainha, e faz que lhe morde o focinho. E Platero, pondo as orelhas em ponta, como dois cornos, marra-lhe brandamente, e fá-la rolar na erva em flor.
A cabra vai ao lado de Platero, roçando-se nas suas patas, puxando, com os den¬tes, a ponta das espadanas da carga. Com uma cravina ou uma margarida na boca, põe-se na frente  dele, toca-lhe na testa, brinca, e bale alegremente (...)
Entre crianças, Platero é um brinquedo! Com que paciência sofre as suas loucuras! Como caminha devagar, parando, fingindo-se pateta, para que elas não caiam! Como as assusta, iniciando, de súbito, um trote falso!
Claras tardes do Outono(...)! Quando o vento puro de Outubro afia os seus  límpi¬dos rumores, ouve-se do vale um alvoroço de balidos, de relinchos, de risos infan¬tis, de batidos e de campainhas...





No hay comentarios:

Publicar un comentario